Entendendo o que são: WordPress, Blogger, Domínio e Hospedagem

sábado, outubro 07, 2017


O que significa domínio, hospedagrm, wordpress, responsivo, seo e outros termos...

Qual a diferença entre domínio e hospedagem? Será que eu uso o Blogger ou o WordPress? Criou um blog e logo se deparou com inúmeros termos que não sabe o significado? Nesse post explicarei oque são alguns deles de forma geral.


Domínio:
O endereço do seu site/blog é composto por nome e extensão. O nome é a frase que identifica o seu blog e a extensão é onde ele está registrado. Vamos a um exemplo: "dicasprabombar.com.br". O nome é "dicasprabombar" e a extensão ".com.br" e os dois juntos formam o domínio. Esses domínios podem ser comprados em sites específicos, lembrando que, eles são liberados para compra apenas se alguém já não estiver usando. O valor de venda está entre 40 e 50 reais e é pago anualmente. Abaixo deixarei algumas indicações de onde vocês podem comprar:

Godaddy |  HostGator |  UolHost | Super Domínios | HostingerRegistroBr

Hospedagem
É onde o seu blog/site está armazenado, ou seja, onde está salvo o conteúdo dele. Por exemplo, este blog está hospedado no Blogger. Todo o meu conteúdo está salvo nele. Em outras palavras a hospedagem é um lugar onde você pode armazenar informações, sejam elas textos, imagens, vídeos e qualquer outro tipo de arquivo que poderão ser acessados pela internet por qualquer pessoa. E claro, há como comprar estes espaços, deixarei algumas sugestões abaixo. Fique atento ao tamanho do espaço que você irá comprar e compare preços a longo prazo de cada serviço.

Hostnet | Hostgator | UolHost | LocaWeb

Wordpress
Agora que você já sabe a diferença entre domínio e hospedagem, vamos falar de Wordpress. O Wordpress é uma plataforma de gerenciamento de conteúdo voltada para a criação e administração de blogs e sites. Há duas formas de usufruir desta plataforma:

1- Wordpress.com
Criar o seu blog no próprio site do Wordpress, ou seja, sua hospedagem será o próprio site deles e como consequência, seu conteúdo ficará armazenado lá. Ao fazer isso, infelizmente, você não poderá usar todo o potencial da plataforma. Há limitações de personalização.

2- Wordpress.org
Como disse anteriormente, o Wordpress é um sistema de gerenciamento e sendo assim ele pode ser instalado. Então, para usá-lo (e todo seu potencial e com liberdade) você pode comprar uma hospedagem, ou seja, um espaço e nela instalar o Wordpress. Para fazer isso entretanto, é necessário conhecimento avançado em HTML, PHP e banco de dados para que você consiga instalar e personalizar o Wordpress de forma a criar o seu site/blog.


Mídia Kit
O Mídia Kit é o seu currículo de produtor de conteúdo. É uma apresentação, um resumo sobre o que você faz no seu blog, canal, rede social, qual o perfil do seu público e quais as vantagens que uma pessoa pode ter ao anunciar com você. Aqui temos uma postagem inteirinha só sobre este assunto. Confira: Mídia Kit - Tudo que você precisa saber.


Press Kit

É um conjunto de produtos ou materiais de divulgação de uma marca/empresa/pessoas que são distribuídos para assessorias de imprensa e canais de divulgação. Esses canais de divulgação incluem blogs, canais do youtube, donos de perfis em certas redes sociais e outras formas de mídia que atraem uma quantidade de público a qual essa marca quer que tome conhecimento de seus produtos. Normalmente eles são enviados quando há um lançamento de um produto novo.

SEO
Search Engine Optimization é um conjunto de técnicas que visam melhorar a classificação do seu site/blog nos mecanismos de busca como Google e Yahoo por exemplo. Ele utiliza palavras-chave, posicionadas de forma estratégica no conteúdo do seu blog para deixá-lo mais amigável a estes mecanismos.

Consultoria e Assessoria
São serviços que visam melhorar o conteúdo do seu blog para que ele se torne mais atrativo ao publico desejado e ainda melhorar a sua relação com a mídia. Aqui também temos um post explicando direitinho o que são. Confira: O que são consultoria e assessoria?

Responsivo
Um site responsivo é aquele que se adapta a todas as telas em que é exibido. Atualmente é recomendável que todos os sites sejam responsivos, considerando que muitas pessoas acessam pelo celular e tablet.

Tem algum termo que você quer entender o que significa? Deixa um comentário que, se eu souber, edito o post com a explicação.




Você também vai curtir:

4 comentários

  1. ADOREI esse post e seu blog!
    Alguns termos eu já conhecia e outros não, então seu post foi muito útil!

    Com certeza irei acompanhar seu blog, pois amei ele, sério <3

    Beijos
    Inverno de 1996

    ResponderExcluir
  2. Esse blog me ajudou a entender coisas que não sabia,muito bom!
    Solução de Cozinha Planejada, São Paulo - SP

    ResponderExcluir
  3. Adorei a matéria!
    Posso ser sua Acompanhante em Pinheiros, ao seu dispor

    ResponderExcluir