Configurando o SEO no Blogger

quinta-feira, janeiro 04, 2018


Que tal deixar o seu blog amigável para ser encontrado na busca do Google e outros mecanismos de pesquisa? Neste post vamos falar sobre algumas alterações simples de SEO no Blogger que você pode fazer sem precisar de conhecimentos avançados.
Como configurar SEO no blogger? Leia o tutorial abaixo.

Inicialmente, vamos falar de algumas coisas básicas que você pode fazer dentro do blogger mesmo. Primeiro vá no seu painel > configurações > básico. Coloque uma descrição que defina sobre o que e para quem você posta.

Configurando descrição
Ainda em configurações, vá em preferências de pesquisa. Em Metatags preencha o espaço de descrição. Esta é a descrição que aparecerá no Google quando pesquisarem pelo seu blog e em prévias quando você postar o seu link no Facebook. A mudança da descrição não é imediata, mas basta salvar e esperar, em alguns dias ela aparecerá. Logo abaixo você pode ver que há como configurar uma página de erro personalizada para seu blog, você pode apenas escrever "Página não encontrada", adicionar imagens, links, entre outros. Há também uma parte de rastreadores e indexação. Falarei sobre isso em futuros posts, neste vamos nos concentrar no que é simples de fazer, então apenas preencha a descrição.

Configurando metatags de descrição 
Agora vamos para as suas postagens. Há algumas coisas importantes que você precisa levar em consideração na hora de construir o seu post. A primeira delas é a descrição de pesquisa. Você já deve ter percebido que quando compartilha o link de uma postagem em uma rede social aparece um pequeno resumo da sua postagem. Você pode editá-lo como mostrarei abaixo.

Configurando descrição de pesquisa
Além disso, você também pode editar o link da sua postagem, para que seja mais amigável aos mecanismos de pesquisa.

Configurando link de postagem


Agora vamos falar um pouco sobre o que você pode fazer dentro da sua postagem. Tenha em mente que o começo do post deve ser um resumo sobre o assunto, contendo palavras chave que vão linkar o conteúdo buscado ao seu texto.

E as imagens da sua postagem também podem conter palavras chave para melhor posicionar o seu site na busca e descrições resumidas do seu conteúdo. Quanto mais vezes a palavra chave aparecer, melhor. Seguindo os passos abaixo você poderá editar as propriedades da sua imagem.
Configurando descrição de imagemClique na sua imagem e depois vá em propriedades, como mostrado na imagem acima. No texto do título você pode escrevê-lo contendo alguma palavra chave que identifique o conteúdo do seu post. O texto alternativo é aquele que aparece quando o visitante passar o mouse na sua imagem, este também é lido para deficientes visuais.

Você também deve tomar certos cuidados ao colocar links no seu blog. Se eles forem externos, sempre os configure para abrir em uma nova janela. O atributo "no follow" é importante, marque-o para links de patrocinadores, anunciantes ou de conteúdos que podem ser prejudiciais ao seu blog.

Links e atributo No Follow
É importante identificar também títulos e subtítulos da sua postagem, para que os mecanismos de pesquisa saibam a relevância de cada parte do seu texto.

Definindo título e subtítulo 
A princípio, essas são mudanças fundamentais que você pode fazer para melhorar o SEO no seu blog. No próximo post, falarei sobre a parte de metatags e robots, que exige um pouco mais de conhecimento. Essas mudanças vão ajudar muito a melhorar a posição do seu blog e conteúdo nas pesquisas. Alguma dúvida? Deixe nos comentários. Não consegue fazer sozinho? Me chama lá na Sweet Design e consulte os pacotes de SEO para Blogger.

Você também vai curtir:

2 comentários